Hospital

Home   Hospital   Novidades   Novo equipamento do CasaVitta permite mais segurança na anestesia geral
Institucional
- Palavra do Presidente
- História
- Missão, Visão e Valores
- Novidades
- Visita Virtual


Serviços
- Convênios


Médicos
- Especialidades


Pacientes
- Álbum do Bebê
- Pesquisa de Avaliação


Contato
- Fale Conosco
- Trabalhe Conosco

Sexta-feira, 20 de Maio de 2016 08h31
Novo equipamento do CasaVitta permite mais segurança na anestesia geral
O Bis é um sensor que monitora o grau de consciência do paciente no momento da anestesia geral, possibilitando a dosagem adequada de sedativo.


 
O Hospital CasaVitta, de São Miguel do Oeste, adquiriu recentemente um novo equipamento para o uso em anestesia geral, com propriedade para garantir ainda mais segurança aos pacientes e médicos, durante um procedimento cirúrgico.

Trata-se do BIS, um equipamento que apara o médico e anestesista, durante uma cirurgia. De acordo com o médico anestesiologista Paulo Ricardo Melo de Melo, o aparelho veio para ampará-los na medição da profundidade de anestesia. “Ele ajudará, por exemplo, aos médicos não aplicarem sobre dose no paciente ou ainda impedirá que ele (paciente) escute ou tenha consciência durante a anestesia”, explica.

Conforme Melo, com o Bis há a certeza de que o paciente está em um nível de anestesia necessária. “Em outras palavras nos permite aplicar a dose considerada excelente de anestesia. Facilitando com isso que a pessoa que recebeu medicamento de anestesia geral acorde somente no momento necessário e não durante o procedimento cirúrgico”, informa.

O anestesiologista ressalta ainda, que no Hospital CasaVitta o padrão de qualidade dos equipamentos, medicamentos e drogas anestésicas é considerado ‘padrão ouro’, ou seja: o que há de melhor e mais moderno em tecnologia no ramo médico. E agora com o auxílio do Bis esse ‘padrão ouro’ se consolida ainda mais. “No CasaVitta, optamos muito pela anestesia venosa que é uma anestesia geral feita por bombas de infusão de forma venosa que permitem ao Bis atestar realmente a aplicação do anestésico sem que o paciente tenha conscientização na anestesia.
 
COMO O APARELHO FUNCIONA
 
 O Bis é um eletroencefalograma cerebral que é colocado na posição frontal do paciente, a cima dos olhos. “O aparelho irá então detectar movimentos críticos oculares, juntamente com outros sinais fisiológicos importantes. Mas o essencial é que o Bis detectará se o paciente saiu da faixa necessária de coma”, ressalta Melo. Conforme anestesiologista, (em uma escala de 0 a 100%) o grau de conscientização de uma pessoa existe em uma faixa considerada a cima de 60%. “Coma profundo é abaixo de 40%, a nossa anestesia [geral venosa] tem que ficar entre 40% e 60%. A baixo de 40% é supressão cerebral e acima de 60% começa a conscientização cerebral”, esclarece ele.

Com a medição da consciência do paciente por intermédio de neuroinformações, o Bis possibilita controlar o gasto e o custo anestésico e melhorar a recuperação do paciente. “E isso principalmente em pacientes em estados críticos, pois temos parâmetros de profundidade anestésica. Além disso, o aparelho acusará quando o paciente tem dor. Aí nesse caso obviamente aumentamos a profundidade da anestesia. Com o Bis a anestesia geral garantirá ao paciente um procedimento cirúrgico totalmente seguro”, frisa.

Por ser um equipamento que auxilia na medição da qualidade sensorial do paciente, o Bis pode ser usado em qualquer tipo de cirurgia, desde que seja utilizada a anestesia geral. Em uma operação onde a anestesia é local, não há necessidade de auxílio do bis, ressalta o anestesista.


Imagens Relacionadas
Central de Atendimento


Nossas Unidades

CasaVitta Hospital - São Miguel do Oeste
Rua Guilherme José Missen, 187 - Centro
Telefone: 49-3621.1200
CNPJ: 86.246.675/0001-30
Responsável Técnico: Dr. Marcos Alencar Pelegrini - CRM SC 10402
CasaVitta Centro de Diagnóstico Avançado - São Miguel do Oeste
Rua Almirante Tamandaré, 1320 - Centro
Telefone: 49-3622.0806
CNPJ: 09.503.895/0001-51
Responsável Técnico: Dr. Ornélio Stertz Junior - CRM/SC 15148
Laboratório de Análises Clínicas - São Miguel do Oeste
Rua Guilherme José Missen, 187 - Centro
Telefone: 49-3621.1200
Responsável Técnico: Kassiano Albarello - CRF SC 7279