Hospital

Home   Hospital   Novidades   AUTISMO E CONDUTA ANEST?SICA
Institucional
- Palavra do Presidente
- História
- Missão, Visão e Valores
- Novidades
- Visita Virtual


Serviços
- Convênios


Médicos
- Especialidades


Pacientes
- Álbum do Bebê
- Pesquisa de Avaliação


Contato
- Fale Conosco
- Trabalhe Conosco

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018 09h30
AUTISMO E CONDUTA ANEST?SICA
O Autismo tamb?m chamado de Transtorno de Espectro Autista, foi descrito em 1942, por Leo Kanner, psiquiatra austr?aco, radicado nos Estados Unidos e diretor de psiquiatria infantil do Johns Hopkins Hospital.

O Autismo também chamado de Transtorno de Espectro Autista, foi descrito em 1942, por Leo Kanner, psiquiatra austríaco, radicado nos Estados Unidos e diretor de psiquiatria infantil do Johns Hopkins Hospital. Descreveu que estas crianças tinham em comum um isolamento extermo desde o início da vida e um desejo obsessivo pela preservação da mesmice, denominando-as autistas (“autossuficientes”). Ele observou que estas crianças respondiam de maneira incomum ao ambiente, incluíam maneirismos motores estereotipados, resistência às mudanças ou insistência na monotonia.
Esse distúrbio é uma desordem complexa do desenvolvimento do cérebro, que pode acontecer antes, durante ou logo após o nascimento. Se caracteriza por alterações permanentes na comunicação e interação social. Também apresentam comportamentos repetitivos, insistência nas mesmas coisas, são inflexíveis em seguir rotinas, reagem de forma lenta ou muito excessiva a estímulos sensoriais e expressam interesse incomum nos ambientes em que vivem. A intensidade pode se manifestar de forma diferente e pode-se intensificar com o aumento da demanda social ao longo do desenvolvimento.
Além disto, podem apresentar comprometimento intelectual e/ou de linguagem (atraso na fala, dificuldade na compreensão da linguagem), déficits motores (marcha atípica, falta de coordenação motora), sintomas psiquiátricos (ansiedade, depressão e transtornos de humor), autolesão (mordidas, bater a cabeça), distúrbios do sono, epilepsia, transtornos alimentares, entre outros.
Existem pacientes autistas que apresentam habilidades especiais preservadas ou altamente desenvolvidas, contrastando com os déficits gerais de funcionamento.
A frequência do autismo chega à 1% da população, sendo 4 vezes maior no sexo masculino do que no feminino.
As causas desta patologia seriam fatores ambientais (idade parental avançada, baixo peso ao nascer, exposição fetal à ácido valpróico). Atualmente 15% dos casos parecem estar associados com mutação genética e os demais parecem ser poligênicos.

Consideração anestésica
Como este distúrbio se expressa de maneira variada, principalmente no que diz respeito ao déficit de interação social, transtorno de linguagem e comprometimento intelectual, o preparo pré-anestésico deve ser intensificado e individualizado. A maioria dos pacientes apresentam muito medo, incertezas e ansiedade. Geralmente os familiares sabem dos medos e angustias do paciente e sabem também como contornar ou aliviar todas estas situações adversas. Torna-se importante o preparo tanto do paciente quanto dos familiares e da equipe médica e hospitalar que prestará assistência a estes pacientes. Uma boa consulta pré-anestésica é imperioso, para conhecer as características do paciente, o grau de sua ansiedade e avaliar da necessidade ou não de medicação para diminuir a ansiedade, bem como verificar os medicamentos em uso, analisar se alguns medicamentos devem ser suspensos, mantidos ou alterados as suas doses. Cuidado especial com o tipo de anestesia que vai ser aplicada e também com a analgesia do pós-operatório, para evitar dor, sofrimento e agitação. E sempre que possível recomenda-se alta precoce, para que o paciente volte ao seu ambiente doméstico usual, evitando com isto piora no quadro clinico deste paciente especial.


Central de Atendimento


Nossas Unidades

CasaVitta Hospital - São Miguel do Oeste
Rua Guilherme José Missen, 187 - Centro
Telefone: 49-3621.1200
CNPJ: 86.246.675/0001-30
Responsável Técnico: Dr. Marcos Alencar Pelegrini - CRM SC 10402
CasaVitta Centro de Diagnóstico Avançado - São Miguel do Oeste
Rua Almirante Tamandaré, 1320 - Centro
Telefone: 49-3622.0806
CNPJ: 09.503.895/0001-51
Responsável Técnico: Dr. Ornélio Stertz Junior - CRM/SC 15148
Laboratório de Análises Clínicas - São Miguel do Oeste
Rua Guilherme José Missen, 187 - Centro
Telefone: 49-3621.1200
Responsável Técnico: Kassiano Albarello - CRF SC 7279