Hospital

Home   Hospital   Novidades   Ultrassonografia: Para que serve e como é feita
Institucional
- Palavra do Presidente
- História
- Missão, Visão e Valores
- Novidades
- Visita Virtual


Serviços
- Convênios


Médicos
- Especialidades


Pacientes
- Álbum do Bebê
- Pesquisa de Avaliação


Contato
- Fale Conosco
- Trabalhe Conosco

Sexta-feira, 13 de Julho de 2018 10h37
Ultrassonografia: Para que serve e como é feita
A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo

A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região. Conforme o radiologista e responsável técnico do Centro, Ornélio Stertz Junior, dentre os vários métodos de diagnóstico pela imagem, os grandes atributos da ecografia serão sempre a sua inocuidade e a sua grande acessibilidade, com grande valor na equação do custo/benefício, sem desconforto ou efeito nocivo para o paciente. “é considerada totalmente inócua nas doses utilizadas em diagnóstico, embora em outras frequências os ultrassons sejam uma arma terapêutica, nomeadamente em fisioterapia”, enfatiza.
A ultrassonografia pode ser indicada para:
Investigar a dor abdominal, nos flancos ou nas costas;
Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto;
Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões ou
Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.
Esse exame deve ser feito sob indicação médica, para auxiliar no diagnóstico ou tratamento de diversas situações.

CONFIRA OS PRINCIPAIS TIPOS DE ULTRASSONOGRAFIAS
Ultrassonografia morfológica: Este é um tipo especial de ultrassom que deve ser realizado na gravidez, entre as 20 e 24 semanas de gestação, para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente ou se ele apresenta alguma malformação, como a Síndrome de Down, mielomeningocele, anencefalia, hidrocefalia ou cardiopatias congênitas.
Ultrassonografia da mama: No ultrassom da mama o médico pode observar a aparência de um nódulo que pode ser sentido na palpação da mama. Isso ajuda a identificar se pode ser um nódulo benigno ou suspeito de câncer de mama, o exame pode ser útil para avaliar os ductos mamários e investigar as causas de dor na mama, por exemplo.
Ultrassonografia da tireoide: No ultrassom da tireoide o médico observa o tamanho da glândula, seu formato e se ela possui algum nódulo. Esse exame pode ainda ser realizado para guiar uma biópsia para que seja retirada uma pequena amostra do tecido, em caso de suspeita de câncer, por exemplo.
Ultrassonografia pélvica: Este exame é indicado para visualizar estruturas como útero, ovários e vasos sanguíneos desta região, podendo ser necessária para diagnosticar endometriose, por exemplo. Ela pode ser realizada colocando o transdutor na parte superior da barriga ou dentro da vagina, e neste último caso ela é chamada de ultrassonografia transvaginal.
Ultrassonografia abdominal: O ultrassom abdominal serve para investigar a dor no abdômen, se existem líquidos nessa região, ou avaliar órgãos como o fígado, baço, pâncreas, presença de massas e em caso de traumatismo ou pancada na região da barriga. Além de também ser útil em caso de avaliação dos rins e as vias urinárias, por exemplo. Outra indicação da ultrassonografia é a avaliação da vesícula biliar, principalmente visualização de possíveis cálculos.


Central de Atendimento


Nossas Unidades

CasaVitta Hospital - São Miguel do Oeste
Rua Guilherme José Missen, 187 - Centro
Telefone: 49-3621.1200
CNPJ: 86.246.675/0001-30
Responsável Técnico: Dr. Marcos Alencar Pelegrini - CRM SC 10402
CasaVitta Centro de Diagnóstico Avançado - São Miguel do Oeste
Rua Almirante Tamandaré, 1320 - Centro
Telefone: 49-3622.0806
CNPJ: 09.503.895/0001-51
Responsável Técnico: Dr. Ornélio Stertz Junior - CRM/SC 15148
Laboratório de Análises Clínicas - São Miguel do Oeste
Rua Guilherme José Missen, 187 - Centro
Telefone: 49-3621.1200
Responsável Técnico: Kassiano Albarello - CRF SC 7279